Educação, Cultura, Desporto e Turismo / Iniciou nesta segunda-feira, 11, a Programação da Semana das Crianças e Dia do Professor em nosso Município! - 12/10/2021 às 09:46

’Trazer alegria, resgatar sorrisos e fortalecer a saúde emocional de nossas crianças em um processo de aprendizagem criativo e feliz, é preocupação constante da Secretaria Municipal de Educação-. Com estas palavras, deu-se a abertura da Semana das Crianças e Dia do Professor de São José do Sul. Na ocasião, também foi lançado o Projeto ’Educação para o Turismo-, desenvolvido com foco principal nas turmas de 4º e 8º ano do ensino fundamental, visto que nestas turmas têm-se priorizado o estudo sobre o Município. Segundo o Secretário da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Paulinho Brand, há uma busca constante para que as escolas sejam cada vez mais bonitas e agradáveis para as crianças. Assim, o Projeto foi criado para apresentar às crianças os ’atrativos- turísticos e as diversas produções do Município, mostrando formas de utilizar, vender ou plantar aquilo que é cultivado em São José do Sul.

A cerimônia seguiu com discurso da Prefeita, Juliane Bender, que salientou a importância dos professores que cuidam, zelam e ensinam as crianças e jovens todos os dias, com amor e afeto. Em seguida, foi anunciada a turma vencedora do ’Nome do Boneco- da Campanha Recicla, promovido pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. O nome escolhido foi ’Reciclito-, sugestão do 4º ano da E.M.E.F. Valéria Maria Kirch.

Dando continuidade, aconteceu a apresentação teatral ’Abre a Boca e Feche os Olhos-, da companhia Luz e Cena. De uma forma lúdica e interativa, a encenação trouxe reflexões sobre a importância de uma alimentação saudável desde a infância, além de abordar temas como o bullying e o respeito ao próximo. ’O Grupo Luz e Cena, com sede em Novo Hamburgo e mais de 43 anos de atuação, traz em suas encenações temas que a escola pode dar continuidade, auxiliando de forma cultural o aprendizado levado pelos professores até as crianças-, afirma o produtor do grupo e também pedagogo, Gerson Ribas.