Whatsapp Twitter Pinterest Linkedin Facebook

Educação, Cultura, Desporto e Turismo / Chef Teen e a "Alimentação escolar de qualidade: origens e benefícios para a comunidade" - 25/10/2021 às 12:01

Chef Teen e a "Alimentação escolar de qualidade: origens e benefícios para a comunidade"

Chef Teen e a "Alimentação escolar de qualidade: origens e benefícios para a comunidade"
Chef Teen e a "Alimentação escolar de qualidade: origens e benefícios para a comunidade"

Aconteceu no dia 18 de Outubro o projeto Chef Teen, proposto pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) à Secretaria de Educação para, através de oficinas práticas, promover alimentação saudável aos alunos da Rede Municipal de ensino. A turma foco do projeto "Alimentação escolar de qualidade: origens e benefícios para a comunidade" foi o 9º ano da E.M.E.F. Valéria Maria Kirch. Portanto, esta turma, no projeto, é a responsável por repassar as atividades e experiências adquiridas para as outras turmas do 6º ao 9º ano e TA.

O Chef Teen foi organizado e realizado pelos técnicos do  CRAS - Bárbara Schaedler, Stefani Zweibrucker, Amabeli Carloto e Magali Gegler, EMATER - extensionista Rogéria Flores, Nutricionista da Educação - Luciane Tonietto Seibel,  Nutricionista da Saúde - Marcia Hanauer,  pedagoga - Maria de Lourdes Loff e a  professora Daiana Joner. A oficina foi inserida dentro do projeto "Alimentação escolar de qualidade: origens e benefícios para a comunidade", desenvolvido pela E.M.E.F. Valéria Maria Kirch, durante o ano de 2021.

O Chef Teen tem como objetivo principal que, a partir do tema  "Alimentação Escolar", os alunos desenvolvam atividades de questionar, pesquisar, compreender, conversar, descobrir, aprender, refazer, interpretar, produzir e calcular, envolvendo as disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática. Ou seja, é um projeto interdisciplinar que perpassa várias áreas de estudo, propiciando assim, inúmeras experiências nas atividades escolares.

Neste primeiro encontro do projeto os alunos participaram da elaboração de algumas receitas selecionadas e, durante o preparo, foram abordados temas como higiene dos alimentos, cuidados básicos na elaboração de receitas, alimentos saudáveis, experiência dos alunos na elaboração de alimentos e outras questões. As próximas atividades envolvem implementação da horta escolar e visita a agricultores orgânicos que fornecem mantimentos para a alimentação escolar.