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Educação, Cultura, Desporto e Turismo / A Educação em São José do Sul em Foco: "Um olhar permanente na qualificação multidisciplinar do seu Corpo Docente" - 26/11/2021 às 17:08

A Educação em São José do Sul em Foco: "Um olhar permanente na qualificação multidisciplinar do seu Corpo Docente"

A Educação em São José do Sul em Foco: "Um olhar permanente na qualificação multidisciplinar do seu Corpo Docente"
A Educação em São José do Sul em Foco: "Um olhar permanente na qualificação multidisciplinar do seu Corpo Docente"

A professora Daiana Tonietto, graduada em Pedagogia e habilitação em Gestão e Supervisão de Processos Educativos, Especialista em Educação Especial, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Infantil, Neurociência e Aprendizagem, Educação Especial: deficiência Intelectual, Fundamentos e organização Curricular e em Ludopedagogia, participou do "II Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: Infâncias e Juventudes em Foco", que ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro de 2021, de forma online. O evento teve como objetivo promover um espaço de reflexões e debates científicos em torno da temática da inclusão nas áreas das infâncias e juventudes, considerando não somente a inclusão escolar, mas também a inclusão socioeducacional em diferentes contextos, bem como a natureza essencialmente interdisciplinar deste campo.

 

Sobre sua participação no seminário, Daiana destaca que "poder participar de um evento com profissionais do Brasil e Portugal foi de grande valia para a minha caminhada profissional. Participei do seminário apresentando meu artigo ‘Autismo e a Importância do Lúdico: rompendo a cápsula na Educação Infantil’, juntamente com a minha orientadora Gláe Machado. O artigo tem como objetivo discutir a importância da utilização do lúdico no desenvolvimento da criança com autismo, ressaltar que por meio do lúdico a criança autista aprende e desenvolve de forma prazerosa aspectos mentais, físicos e socioemocionais, uma vez que o lúdico estimula a imaginação, a autoestima e a cooperação entre as crianças, permitindo, desta maneira, que a criança interaja e estabeleça relações sociais com outras crianças".

 

O "II Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: Infâncias e Juventudes em Foco" foi organizado pela linha de pesquisa Pessoa e Educação do programa de pós-graduação em Educação da Escola de Humanidades PUCRS, em parceria com o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, estiveram participando do evento também, pesquisadores portugueses com a perspectiva de ampliar e consolidar a interlocução entre as pesquisas científicas e as práticas de diferentes agentes sociais envolvidos na inclusão das infâncias e juventudes.

 

O objetivo principal foi promover um espaço de reflexões e debates científicos em torno da temática da inclusão nas áreas das infâncias e juventudes, de modo a inspirar pesquisadores, professores, profissionais de áreas afins e gestores públicos na ampliação e qualificação de políticas públicas ligadas à inclusão socioeducacional de crianças e jovens. Durante o evento ocorreram mesas redondas e apresentações de artigos, os quais foram previamente selecionados para poderem participar. Foram selecionados e apresentados 56 trabalhos que, posteriormente, farão parte do e-book do seminário.