Nota de Luto Oficial - 25/10/2018 às 11:01

Nota de Luto Oficial

São José do Sul dá adeus ao seu líder emancipacionista

A vida, ainda que longa, é passageira. Restam os atos que nela fizemos. Assim, o relato da grandeza de Cestilho José Gabardo é feita não apenas por seus 84 anos, mas também pela sua importância.

Teve ele seis filhos com a esposa Imelda Verônica Gabardo, sendo eles o motivo do viver com intensidade. E por seu empenho junto à família passou a ser um cidadão, igualmente, envolvido com a comunidade. Tinha verdadeira paixão pela comunidade de São José do Sul, a tal maneira que ajudou à sobremaneira no processo de emancipação.

Presidente da Comissão Emancipadora, Cestilho Gabardo abriu caminho para que nascesse, em abril de 1996, o município de São José do Sul. Sabia Cestilho dos anseios do povo, não apenas no âmbito político emancipacionista, mas também do cotidiano. Prova para tal afirmativa é que foi Gabardo presidente da Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Dom Diogo, o seu Botafogo de coração. Além de ter presidido a entidade, na década de 1950, teve sob o seu peito o escudo do clube, vestindo a camiseta como se fora manto sagrado. Foi também, Cestilho Gabardo, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, conhecendo na prática as lidas de campo e as dificuldades que se enfrenta na agricultura.

Gabardo, que completou 84 anos em 8 de setembro de 2018, veio a falecer as 14h, do dia 24 de outubro, sendo o seu sepultamento no dia 25, as 16h.

‘Muito temos a lamentar pela perda deste personagem tão importante, mas temos muito mais a agradecer a ele, pois, foi o homem que liderou uma comissão que obteve êxito fazendo da nossa pequena comunidade um município. Mais importante do que todos os prefeitos ou vereadores da história é o presidente da Comissão Emancipadora, pois ele, com esforço à sobremaneira, deu origem ao nosso município’, pontuou o prefeito Sílvio Inácio de Souza Kremer, ao decretar luto oficial entre os dias 25 e 28 de outubro.

A bandeira a meio mastro é decreto maior do respeito que São José do Sul tem por Cestilho José Gabardo.