Semana Cultural e Feira Municipal do Livro - 26/10/2018 às 13:08

Semana Cultural e Feira Municipal do Livro

Primavera de cultura em São José do Sul

‘Um povo que não valoriza a cultura dificilmente irá mantê-la’, destaca Sílvio Inácio de Souza Kremer, prefeito de São José do Sul, fazendo referência ao macro do saber popular. A menção do prefeito remete à Feira Municipal do Livro, ocorrida nesta semana, no coração da cidade.
De acordo com o prefeito, a Feira do Livro não foi apenas uma relação dos leitores com obras literárias, mas a busca, incessável de informações nos mais diferentes universos do saber. Houve palestra, música de orquestra, diversão e, obviamente, interação com os livros.
Sidnei Gustavo Schommer, reforça que uma feira do livro é, nos dias de hoje, um apelo multicultural. ‘O multiculti que é tema em tantas rodas de conversa na Europa também chega a nós em eventos como este. Ainda não temos o hábito de discutir cultura no dia a dia, mas, quando há feiras como a nossa, conseguimos, evoluir à sobremaneira’, mencionou Schommer.
A Feira que foi de 16 a 19 de outubro serviu de inspiração também para os jovens de São José do Sul, de modo que a escritora Vanessa Preuss, residente em Tupandi, esteve entre os estudantes, mostrando que é possível escrever livros e contar histórias sem que, para tal, se precise um grande aporte financeiro. Vanessa é um caso de boa vontade, inspiração e muito esforço para ver os seus livros publicados.
Fazendo do violão e da música seu aliado, Samuel Sodre, apresentou-se cercado de alunos e, certamente, atingiu o seu objetivo, de tal maneira que festejou, afirmando que, em São José do Sul, multiplicando leitores, sonhos e felicidade!
Já aqueles que não estão tão afeitos à leitura, houve peças teatrais no palco, sendo muito aplaudidas, assim como os grupos instrumentais de São José do Sul e Barão.
Ainda que seja um município pequeno, São José do Sul, valoriza a sua cultura, promovendo o desenvolvimento do saber em várias áreas e, isso, merece, ser aplaudido.