Whatsapp Twitter Pinterest Linkedin Facebook

Registro de sobras de doses (Xepa)

Registro de sobras de doses (Xepa)

As doses remanescentes das vacinas contra a Covid-19, a chamada ‘xepa da vacinação’, devem ser aplicadas conforme o prazo de validade e somente em pessoas dos grupos prioritários previstos no Plano de Operacionalização da Vacinação (PNO) do Ministério da Saúde.

Na urgência do vencimento e ausência de pessoas com essas características, as doses podem ser aplicadas nos mais jovens, com ou sem comorbidades. Quem conseguir a primeira dose na xepa receberá normalmente o cartão de vacinação com a data prevista para a segunda dose.

Os municípios têm autonomia para distribuir as vacinas que sobram da forma que for mais conveniente para a sua localidade. Podem convocar pessoas por chamada telefônica, realizar um agendamento prévio ou aplicar em quem estiver de prontidão nos postos.

Segundo orientações do executivo do Conasems, os responsáveis pela distribuição e aplicação das vacinas nos postos do país devem levar em conta a quantidade de doses por embalagem, seus prazos de validade e o número de pessoas na fila, para somente abrir frascos de acordo com a necessidade. Havendo constatação de sobras, os profissionais de saúde devem imediatamente realizar a busca ativa de pessoas que desejam realizar a vacina.

A Coronavac e a vacina da Pfizer precisam ser usadas em até seis horas após a abertura do frasco, segundo a bula dos imunizantes. Já a vacina da AstraZeneca/Oxford pode ser utilizada em até 48 horas depois de aberta, desde que mantida na temperatura de dois a oito graus Celsius, segundo o fabricante. Essas informações devem ser levadas em conta na hora da xepa. 

No Município de São José do Sul, na ocorrência de sobras de doses é realizada intensa busca ativa por contato telefônico, seguindo a lista de munícipes que ainda não receberam a vacina ou que por algum motivo estão com a segunda dose em atraso. Quando não há êxito na busca ativa a equipe da sala de vacinação infelizmente precisa realizar o descarte destas doses.

 

LABORATÓRIO DATA DOSES (QUANTIDADE)
Pfizer 20/08/2021 1 dose

CoronaVac

06/09/2021

2 doses

CoronaVac

28/09/2021

2 doses

Pfizer

28/09/2021

1 dose